sábado, 15 de fevereiro de 2014

Reacender a chama da graça de Deus que está em você

Paulo disse a Timóteo: “Recordo-me da fé sincera que há em ti, fé que habitou, primeiro, em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e que certamente habita também em ti. Por isso, quero exortar-te a reavivar o carisma que Deus te concedeu pela imposição de minhas mãos” (2Tm 1,5-6).

A palavra carisma vem de χάρισμα em grego que significa graça, dom.  Timóteo recebeu através da imposição das mãos um dom de Deus. Porém, recebe no versículo 6 uma exortação de Paulo. No original Paulo usa o termo αναξωπυρειν, que significa colocar fogo de novo, acender de novo, reinflamar. Ou seja, é preciso colocar fogo no dom que Deus lhe deu. A pergunta é: Como fazer isso?

A resposta está em 2Tm 2,1: “Então, meu filho, fortalece-te na graça do Cristo Jesus”.  No original grego, Paulo usa o termo ενδυναμω, que significa empoderar-se, tornar forte ou poderoso. Em outras palavras Paulo está dizendo para Timóteo tomar posse do dom que Deus lhe deu, fazendo muito esforço para que isso aconteça. De forma bem popular, Paulo está dizendo: Timóteo vista a camisa, você recebeu um dom, agora esforça-te para colocá-lo em prática.

Paulo ensina Timóteo como fazer,  veja nos versículos seguintes: “Como bom soldado do Cristo Jesus, assume tua parte de sofrimento. Ninguém que esteja engajado no serviço das armas se embaraça nos negócios da vida civil, se deseja agradar a quem o alistou. Igualmente o atleta, na luta esportiva, só recebe a coroa, se lutar segundo as regras. O agricultor, que enfrenta o trabalho duro, deve ser o primeiro a participar dos frutos. Entende bem o que estou dizendo. Aliás, o Senhor te fará entender tudo isso” (2Tm 2,4-7).

Esses versículos demonstram claramente que se Timóteo quer ser vencedor como um guerreiro, vitorioso como um atleta e colher frutos como um agricultor ele precisa ser concentrado no que faz, precisa ser disciplinado e trabalhar muito. A pergunta que surge é: Empenhado em que? Esforçar-se em que?

Paulo dá a resposta em 2Tm 2,15: “Esforça-te por te apresentares a Deus como homem provado, como operário que não tem que se envergonhar e que comunica a palavra da verdade com exatidão”. Portanto, Timóteo deve esforçar-se  para viver segundo os mandamentos de Deus e, também, esforçar-se para comunicar a palavra de Deus com exatidão.

Para comunicar a palavra de Deus é preciso conhecê-la. Paulo diz em 2 Tm 3,14-17: “Quanto a ti, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade. E sabes de quem o aprendeste! Desde criança conheces as Escrituras Sagradas. Elas têm poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé no Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra”.

É preciso estar firme na palavra, mas não somente isso. Tome posse do que a palavra diz para você, deste mandamento de Deus para você que é discípulo de Jesus:

“Diante de Deus e do Cristo Jesus que vai julgar os vivos e os mortos, eu te peço com insistência, pela manifestação de Cristo e por seu reinado: proclama a Palavra, insiste oportuna ou inoportunamente, convence, repreende, exorta, com toda a paciência e com a preocupação de ensinar. Pois vai chegar um tempo em que muitos não suportarão a sã doutrina, mas conforme seu gosto se cercarão de uma série de mestres que só atiçam o ouvido. E assim, deixando de ouvir a verdade, eles se desviarão para as fábulas. Tu, porém, vigia em tudo, suporta as provações, faze o trabalho de um evangelizador, desempenha bem o teu ministério”.

Qual é o seu nome? Deus está dizendo para você: “Por causa de minha manifestação gloriosa, por causa de minha segunda vinda, por causa do meu reinado que está por vir”. Anuncie, anuncia-me, fala por mim, insista, quer queiram ouvir ou não, é preciso anunciar a palavra para que muitos sejam salvos, inclusive eu e você.  Você não precisa ser um pregador, a palavra diz que é preciso trabalhar pelo reino de Deus com todo seu coração e alma.

Foi o que Jesus ensinou com a parábola presente em Lc  19,11-27 e em Mt 25,14-30. Vale a pena ler e rezar com esta palavra. O Senhor com certeza deseja falar com você por meio dela.


A primeira pergunta a ser feita é: Que dom é esse que Timóteo recebeu? A graça de permanecer fiel ao seu chamado, a graça de retomar com ardor o seguimento de Jesus, a graça de sair de si para doar-se aos outros. 

Até a próxima

Prof. Leandro César

Nenhum comentário:

Postar um comentário