domingo, 20 de julho de 2014

Deus e o universo – análise do documentário produzido pela History Channel

A física atual propõe diversas teorias sobre a origem do universo. A teologia cristã oferece um diálogo com estas teorias.

1ª A ordem cósmica: Os físicos atuais reconhecem a ordem presente no universo. O universo é regido por leis, é formada por leis que funcionam como um código cósmico. As leis estão integradas entre si de tal maneira que se houvesse uma mudança de 1/1000000000000000000 o universo deixaria de existir. A distribuição da matéria no universo se encontra em plena harmonia. O mundo é regido por constantes físicas perfeitas.

- Posição da Teologia: A ordem perfeita da matéria leva a crer em um ordenador, no caso Deus, o qual planejou o universo.

2ª Universos Múltiplos: A realidade cósmica seria formada por diversos universos. A vida presente em universos bionicáveis seria uma consequência natural.

- Posição da Teologia: Acreditar na existência de universos múltiplos requer uma fé igual a da existência em um ser transcendental, simplesmente não existe evidência disto por enquanto e por vir a ser difícil de provar no futuro.

3ª Teoria das Cordas: Trata-se de uma tentativa de unificar todos os teoremas da física. Esta teoria afirma que pode haver vários modos de vibração de energia que constroem energia e a matéria. A presença dessas vibrações indica a possibilidade de existir outras dimensões fora do nosso universo, o super universo. Portanto, poderia haver dimensões ocultas muito próximas a nós, as quais não poderiam ser percebidas por nós.

- Posição da Teologia: Deus não pode ser encontrado nas dimensões da teoria das cordas, pois ele transcende o super universo.

4ª A causa do big bang: O big bang pode ter acontecido a partir do encontro de duas membranas paralelas que se colidiram em um multiespaço tridimensional.

Os aceleradores de partículas permitem colidir partículas de matéria. Por meio da colisão é possível perceber momentos muitos próximos ao da criação.

- Posição da Teologia: Até o momento não se encontrou nada que não pudesse ser explicado pelas leis da física, o que não significa que no futuro não haverá milhares de realidades que não serão explicadas pelas leis da física. O motivo desta afirmação é que a própria ciência deve estar continuamente aberta a novas descobertas.

Os físicos esperam conseguir explicações completas que forneçam o conhecimento sobre como o universo foi criado, mas dizem que não está ao seu alcance determinar se Deus criou ou não as leis matemáticas que o formam.

5ª O universo pode ser explicado sem Deus: Stephen Hawking sugere que um criador universal não poderia ter existido, pois para ele universos inteiros podem ser formados espontaneamente. Para ele qualquer coisa pode surgir de um vácuo quântico. Contudo, os físicos afirmam que não sabemos nem onde, nem como as leis da física se formaram.  Alguns cientistas afirmam que a ideia da criação espontânea pressupõe a existência de uma natureza antes do big bang. O nada segundo Hawking é um vácuo quântico, regido pelas leis da física.

- Posição da Teologia: O teólogo Leonardo Boff comentou:

Neste contexto, sempre lembro de uma frase dita por W.Heisenberg, um dos pais da mecânica quântica, num semestre que deu na Universidade de Munique em 1968, que me foi dado seguir e que ainda me soa aos ouvidos : “O universo não é feito por coisas mas por redes de energia vibracional, emergindo de algo ainda mais profundo e sutil”. Portanto, a matéria perdeu seu foco central em favor da energia que se organiza em campos e redes.
Que é esse”algo mais profundo e sutil” de onde tudo emerge?

Os físicos quânticos e astrofísicos chamaram de “energia de fundo” ou “vácuo quântico”, expressão inadequada porque diz o contrário do que a palavra “vazio” significa.

O vácuo representa a plenitude de todas as possíveis energias e suas eventuais densificações nos seres. Dai se preferir hoje a expressão pregnant void “o vácuo prenhe” ou a“fonte originária de todo o ser”
Não é algo que possa ser representado nas categorias convencionais de espaço-tempo, pois é algo anterior a tudo o que existe, anterior ao espaço-tempo e às quatro energias fundamentais, a gravitacional, a eletromagnética, a nuclear fraca e forte.
Astrofísicos imaginam-no como uma espécie de vasto oceano, sem margens, ilimitado, inefável, indescritível e misterioso no qual, como num útero infinito, estão hospedadas todas as possibilidades e virtualidades de ser.
De lá emergiu, sem que possamos saber porquê e como, aquele pontozinho extremamente prenhe de energia, inimaginavelmente quente que depois explodiu (big bang) dando origem ao nosso universo.

Para a teologia o vácuo é entendido como vazio absoluto. Neste sentido, a existência da energia pressupõe uma causa que lhe deu origem. Do vazio absoluto, o nada, pressupõe uma realidade que o transcende e esta seria Deus.

6ª Proposta de não limite: Stephen Hawking afirma que todo o universo e inclusive as leis da física vieram de um único ponto. Porém, este ponto não significa que o tempo e o espaço tenham surgido com a explosão do big bang, pois o tempo e o espaço podem não possuir limites. O universo não precisaria de nada além das leis da física para poder existir.  O universo teria surgido do nada independentemente de um criador.

Os críticos de Hawking afirmam que sua teoria é elegante que pode até estar correta, mas não possui fundamento.
- Posição da teologia: Ninguém afirma que o universo se expande para trás do tempo, mas que seu ponto inicial é uma condição não clara. Isto pressupõe que há um começo. A teoria de Hawking, portanto, possui uma contradição. Diversos físicos afirmam o teorema de Borde Guth Vilenkin, o qual afirma que qualquer tipo de universo, mesmo um multiverso possui uma origem.

7ª A vida originada por seres extraterrestres: A vida teria surgido por uma espécie avançada extraterrestre.

- Posição da teologia: Mesmo que existissem muitos deuses que deram origem as coisas, deveria existir um Deus que os criou e os ordenou nas diversas origens dos universos.

Conclusão: A física e a matemática nunca serão capazes de explicar a origem das leis da física. Afirmar que essas leis teriam surgido simplesmente do acaso é insatisfatório. A humanidade pode ir além dessa resposta. A humanidade pode afirmar que tanto que a origem das leis vem de Deus quanto não. Neste sentido, física e teologia não se opõem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário