quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Anacletos de Confúcio - libro 1

O Confucionismo foi fundado por um sábio chinês chamado Confúcio (551-479 a.C). O fundador não quis fundar uma religião e sim, instrui na justiça o povo de sua época. A China de seu tempo foi marcada por muitas guerras. Milhares de pessoas morreram neste período. Confúcio aos 51 anos entrou na vida pública e chegou a exercer autos cargos políticos. Acreditava que pela educação na justiça era possível estabelecer a paz. Por isso, dedicou-se a formação de discípulos. 

Os ensinamentos de Confúcio influenciaram todas as camadas sociais chinesas. 

O confucionismo era, na verdade, uma religião estatal praticada pela elite e pelas classes dominantes, a qual, no entanto, nunca se disseminou muito entre as massas, as camadas mais amplas da população. Da mesma forma que o imperador, em seu palácio em Pequim, ficava remotamente afastado das pessoas comuns, o Céu era remoto e impessoal para a grande massa dos chineses pobres, trabalhadores e camponeses. A religião dos pobres era a adoração dos espíritos, particularmente dos antepassados, religiosidade carregada de magia e traços de outras religiões” (GAARDER J., HELLERN V., O livro das Religiões).


A filosofia de Confúcio foi escrita por seus discípulos. A obra recebeu o nome de "Diálogos de Confúcio" ou "Anacletos de Confúcio", a qual foi dividida em vinte partes ou vinte livros.

LIVRO 1

1.1 O mestre disse: estudar e praticar em devido tempo o que se tem estudado, isto não é um prazer? Quando amigos chegam de lugares distantes, isto não é uma alegria? Permanecer na doçura quando seus talentos não são reconhecidos não é isto um junzi?

1.2 O mestre You disse: É raro encontrar uma pessoa que é filial a seus pais e respeitoso com os mais velhos e que gosta de se opor à sua decisão superior. E nunca houve um que não gosta de se opor a governante e que levantou uma rebelião.

O junzi funciona na raiz - uma vez que a raiz é plantada, o dao nasce. Piedade Filial e respeito pelos mais velhos não são estes as raízes de ren?

1.3 O mestre disse: Aqueles de palavras astutas e expressão insinuante raramente são ren.

1.4 O mestre Zeng disse: Cada dia eu me examino em três pontos, em relação aos outros, eu fui leal? Em companhia de amigos, eu fui confiável? Eu pratiquei o que foi passado para mim?

1.5 O mestre disse: para guiar um grande estado o suficiente para possuir mil carros de guerra é preciso estar atento aos afazeres e ser confiável; controlar os gastos e tratar as pessoas como seres valiosos; empregar as pessoas de acordo com a época adequada.

1.6 O mestre disse: um jovem deve ser filial dentro de sua casa e respeitoso com os mais velhos fora dela, deve ser cuidadoso e confiável, cuidar das pessoas em geral, e deve se unir àqueles que são ren. Se ele tem energia de sobra, ele pode estudar os refinamentos da cultura (wen).

1.7 Zixia disse: se uma pessoa trata as pessoas dignas como digno e assim altera sua expressão, exerce todo o seu esforço ao servir seus pais, esgota-se ao servir seu senhor, e é digno de confiança em manter sua palavra quando na companhia de amigos, embora outros possam dizer que ele é ainda não aprendi, eu iria chamá-lo aprendido.

1.8 O mestre disse: se um junzi não é uma pessoa séria ele não prestará reverência. Se você estudar você não será rude. Ter lealdade e confiabilidade como o pivô e não tenha amigos que não gostam disso em você. Se você errar, não tenha medo de se corrigir.

1.9 Mestre Zeng disse: Dedique um cuidado especial no fim da vida e tenha respeito para com os mortos; desta forma, a virtude das pessoas retornará a plenitude.

1.10 Ziqin perguntou a Zigong: "Quando o nosso Mestre viaja para um estado, ele aprende sempre os assuntos de seu governo. Ele  procura as informações ou são as pessoas que lhe dão por vontade própria?"

Zingong disse: "Nosso Mestre obtém as informações por ser amigável, simples, reverente, recatado e modesto. A forma como nosso Mestre procura as coisas é diferente da forma como os outros fazem!

1.11 O mestre disse: Quando o pai está vivo, observa  a intenção do filho. Quando o pai morre, observa a conduta do filho. Aquele que não altera o dao  de seu falecido pai por três anos, pode ser chamado de filial.

1.12 Mestre You disse:

Na prática da li, a harmonia é a chave. No Dao dos reis de antigamente, essa era a beleza.
Em todos os casos, grandes e pequenos, siga isto. Existe um respeito que não se deve ter. Agir em harmonia, simplesmente porque a pessoa entende o que é harmonioso, mas não para regular a conduta de acordo com Li, de fato, não se pode agir dessa maneira.

1.13  Mestre You disse: A confiança está perto da justiça, suas palavras são testadas pela verdade. A reverência está perto do li. Ela mantém a vergonha e a desgraça à distância. Aquele que segue estas instruções e não se afasta do caminho de seu pai, este sim, pode ser reverenciado.

1.14 O mestre disse:  Um junzi não está preocupado se a comida enche seu estômago, ele não procura conforto em sua residência.
Se alguém é capaz de ter conduta e ser cautelosa no discurso, fique perto daqueles que guardam o dão e corrigem a si mesmos, agindo assim pode dizer que ama apreender.

1.15 Zigong disse: "Seja pobre mas nunca um adulador; seja rico, mas nunca arrogante - o que você diria sobre isso?
O mestre disse: "Isso é bom, mas não tão bom como: Seja pobre, mas alegre, seja  rico e ame o  li".
Zigong disse: "Nos Poetas foi dito: “Como foi cortado, assim foi esculpido, como foi esculpido, assim foipolido. O que você quer dizer com isso? "
O mestre disse:. "Ah, sim! Finalmente eu posso falar sobre a poesia com ele. Eu disse a ele o que veio antes e ele entendeu o que vem depois”'.

1.16 O mestre disse: Não se preocupe que ninguém pode reconhecer seus méritos. Seja preocupado com o que você pode não reconheça os outros.

Tradução da obra: Analects of Confucius. Disponível in: http://www.indiana.edu/~p374/Analects_of_Confucius_(Eno-2012).pdf

Até a próxima,

Prof. Leandro César

Um comentário: