1) (UFSC - Adaptada) Sobre o Renascimento cultural europeu, é CORRETO afirmar:
I - O homem passou a se dedicar mais a Deus do que a si próprio.
II - A classe burguesa desenvolveu a capacidade de competição aumentando a concorrência.
III - A resignação permaneceu como herança da mentalidade cristã medieval
IV - Os humanistas foram grandes admiradores da cultura greco-romana.
V - A visão racionalista do mundo foi substituída pela fé.
Estão corretas:
a) I e II;
b) II e III;
c) III e IV
d) II e IV
e) IV e V
2) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) nas suas referências ao Renascimento:
I - O significado do termo Renascimento está associado à idéia de um novo nascimento da cultura européia, nas suas variadas manifestações, especialmente nas artes.
II - Os pensadores renascentistas limitaram-se a imitar os modelos das civilizações grega e romana.
III - Entre os renascentistas mais conhecidos nas artes plásticas destacaram-se Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci e Rafael.
IV - Entre os escritos renascentistas destacaram-se O Elogio da Loucura (Erasmo de Rotterdam), O Príncipe (Nicolau Maquiavel) e A Utopia (Thomas Morus).
V - Fenômeno marcante da cultura renascentista foi seu caráter universalista. O deísmo, porém, foi um dos ideais almejados, pois dava acesso à sabedoria e à santidade.
VI - O renascimento religioso, identificado na Europa por vários historiadores, foi associado à Reforma Protestante e à Contra-Reforma Católica.
a) I, II e III;
b) II, III e IV;
c) I, III e IV;
d) III, IV e V;
e) IV, V e VI
3) (CESGRANRIO) O Humanismo renascentista assinala, no plano das transformações intelectuais, o início dos chamados “Tempos Modernos”, podendo ser identificado por uma das seguintes proposições:
a) o Humanismo foi a doutrina filosófica de Renascimento e a imitação da Antigüidade greco-romana foi a sua característica marcante;
b) o Humanismo, ao valorizar acima de tudo a tradição clássica greco-romana, constituiu um movimento contrário ao Renascimento;
c) o Humanismo não teve características próprias, não foi um movimento autônomo, pois, desde o início, esteve integrado ao Renascimento;
d) a valorização do homem moderno e a recusa em reconhecer todo e qualquer valor à Antigüidade Clássica era a principal tônica do humanismo;
e) o Humanismo buscava recuperar a tradição clássica, os valores gregos e romanos, reinterpretando-os à luz das novas preocupações culturais.
4) (PUC-UFF) Tendo em vista as relações existentes entre o Humanismo e o Renascimento, poder-se-ia afirmar que:
a) O Humanismo constituiu um movimento filosófico contrário ao Renascimento
b) o Humanismo foi o movimento que antecedeu ao Renascimento, sendo totalmente absorvido por este último;
c) o Humanismo e o Renascimento são movimentos contemporâneos, embora totalmente distintos e sem muitas relações entre si;
d) o Humanismo foi a visão do mundo que permitiu à herança greco-romana adquirir uma importância renovada no âmbito do movimento renascentista;
e) o Humanismo foi a filosofia do Renascimento, imprimindo-lhe o caráter de imitação da Antigüidade greco-romana.
5) (U. Santa Ursula-RJ) O Renascimento é
considerado por muitos historiadores como um marco na revolução intelectual do
Ocidente. Ocorreu primeiro na Itália e pode ser caracterizado por modificações
nas artes em geral e em alguns conceitos anteriormente aceitos como imutáveis.
Assinale o mais correto:
a) O humanismo, o heliocentrismo e o uso da fé como base para todo e qualquer pensamento ou criação artística.
b) As idéias de Santo Tomás de Aquino, a estética e os conceitos medievais.
c) O rompimento com a cultura e estética medievais, a valorização da cultura grecoromana, o racionalismo e o mecenato.
d) A resistência da burguesia aos novos valores.
e) O teocentrismo, a aceitação dos dogmas da Igreja, o anti-naturalismo.
a) O humanismo, o heliocentrismo e o uso da fé como base para todo e qualquer pensamento ou criação artística.
b) As idéias de Santo Tomás de Aquino, a estética e os conceitos medievais.
c) O rompimento com a cultura e estética medievais, a valorização da cultura grecoromana, o racionalismo e o mecenato.
d) A resistência da burguesia aos novos valores.
e) O teocentrismo, a aceitação dos dogmas da Igreja, o anti-naturalismo.
6) (Unifor-CE)
“No quadro de Leonardo da Vinci, Gioconda, surpreendemos o equilíbrio e a perfeição. Michelangelo domina a pedra, com a mesma loucura com que os descobridores esculpem sobre a cultura pré-colombiana suas Igrejas, seus palácios, suas cidades, seus filhos... Descobrir a América, subjugar culturas estabelecidas em continentes desconhecidos, provar que a Terra é redonda e montar uma economia centralizada na Europa são gestos humanistas, gestos do descobridor de um homem renascentista.”
(THEODORO, Janice. Descobrimentos e Renascimento.
In: Repensando a História. São Paulo: Contexto, 1991 p. 26 e 64)
Pode-se afirmar que o momento histórico, referido no texto, entre outros fatos importantes, é caracterizado
I. pela Reforma Protestante, dividindo a cristandade ocidental (em católicos e protestantes).
II. por um espírito crítico e uma acentuada influência do pensamento grego e romano.
III. pelo espírito liberal (liberalismo), fazendo surgir e consolidando os estados nacionais europeus.
Das afirmações, somente
a) I está correta.
b) II está correta.
c) I e II estão corretas.
d) I e III estão corretas.
e) II e III estão corretas.
7 (Enem)
(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é
uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o
centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem
que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com
estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha
opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não
superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei
nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim
o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o
sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser
julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium
caelestium)
Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que
embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se
em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou
três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma
investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por
demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o
racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da
autoridade e da tradição.]
8 (UEL)
O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico,
expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando
transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da
ciência teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais
medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica
de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou
por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais
contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e
negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o
de acordo com sua vontade e interesse.
e) os estudiosos do
período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional,
valorizando a natureza e o ser humano.
9) (Espcex (Aman) 2011) As
transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram
conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:
a) Misticismo e tentativas de
reinterpretar o cristianismo.
b) Teocentrismo e recuperação de
línguas clássicas (latim e grego).
c) Individualismo e utilização de
novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
d) Racionalismo e críticas ao período
conhecido como Antiguidade Clássica.
e) Antropocentrismo e rejeição de temas religiosas nas produções
artísticas.
10) (Enem 2011) Acompanhando a
intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e
sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção
tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando
conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o
sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento.
Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de
época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação
entre
a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.
11) (PUC-RIO) Sobre o conjunto de
ideias que marcou o Renascimento é correto afirmar que
a) a Renascença contribuiu para o
reforço de valores humanistas em toda a Europa. A valorização do Homem como
“medida para todas as coisas” se tornou uma ideia importante para os pensadores
renascentistas.
b) as ideias dos pensadores
renascentistas tornaram-se populares, influenciando movimentos revolucionários.
Esses ideais seriam retomados no século XIX pelos socialistas.
c) os pensadores do Renascimento
recuperaram ideias da Antiguidade clássica,estando de acordo com as orientações
religiosas da Igreja Romana.
d) a Igreja Católica, como principal
compradora de obras de arte, se tornou uma defensora das ideias renascentistas.
e) como movimento intelectual, o Renascimento provocou uma ruptura na
Igreja,dividida a partir de então em Igreja Ortodoxa e Igreja Romana.
12) (UNESP/SP) Foram
características do Renascimento, entre outras:
a) - a retomada dos valores da cultura
greco-romana; o antropocentrismo; a convicção de que tudo pode ser explicado
pela ciência;
b) - a reafirmação dos valores da
cultura medieval; o deísmo; o caráter civil da produção artística;
c) - o repúdio aos valores da cultura
greco-romana; o deísmo; o racionalismo;
d) - o repúdio aos valores da cultura
medieval; o antropocentrismo; a negação de que tudo pode ser explicado pela
razão e pela ciência;
e) - a valorização da cultura oriental; o humanismo; o caráter
eclesiástico da produção artística.
GABARITO
1 - D
2 - C
3 - E
4 – D
5 – C
6 – C
7 - D
8 - E
9 - C
10 - B
11 - A
12 - A
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